Cortiša - Cork - LiÚge - Corcho

Cortiša

Porquê a cortiça?

A cortiça é um produto extraído da casca do sobreiro, uma árvore originária das terras da orla do Mediterrâneo. A cortiça é, essencialmente, a parte exterior da casca da árvore. A primeira extracção é feita quando a árvore atinge, pelo menos, os 25 anos de idade. As seguintes são feitas de 9 em 9 anos. As tiradias decorrem durante a Primavera e Verão, época em que a árvore se encontra em condições para tal. Desde longa data que os trabalhadores especializados separam a casca de cortiça do tronco do sobreiro com o tradicional machado. Esta é uma operação demorada e requer muita precisão e cuidado.  

Após a tiradia é deixada no montado a secar. Seguindo-se o processo de cozedura das pranchas de cortiça, para que estas fiquem mais elásticas e maleáveis, sendo mais fácil torná-las planas. Uma divisão por espessuras e por diferentes qualidades, consoante a finalidade a que se destina é o passo seguinte.

 

     

 

A pele de cortiça têm propriedades únicas, é extremamente leve, impermeável à água e gases, flexível, resistente e isolante. Com um suave e característico odor a madeira seca e uma textura suave e natural. Como não existe igualdade na natureza permite-nos que na criação das peças elas sejam sempre diferentes, mesmo que o modelo seja o mesmo.

 

        

 

Cortiça á prova de água? Como?

Muitas são as pessoas que nos perguntam:

“Então e quando chove?”

“Posso lavar?”

“Com água? Mas não se estraga?"

A cortiça que trabalhamos é á prova de água. Contêm uma camada extra que a torna impermeável. Todas as nossas peças podem apanhar chuva, podem ser lavadas com água e sabão natural. Já colocamos as nossas peças na máquina de lavar, a baixas temperaturas e ficaram impecáveis (contudo aconselhamos sempre a lavagem á mão, com um pano húmido e sabão natural).

Se a cortiça não fosse á prova de água como poderíamos andar com os nossos guarda-chuvas na rua? Os nossos sapatos, malas… seriam apenas acessórios para verão e não é isso que queremos.

A cortiça torna-se impermeável a líquidos e gases devido à suberina e aos ceróides presentes nas paredes das suas células.  Torna-a assim também mais resistente. Quem compra uma peça de cortiça compra uma peça para a vida.